SAM_2201

Inspiração e muito trabalho em 2016

Inspiração – e muito trabalho – em 2016!

Diante das incertezas vividas durante 2015 e que prevalecem no início deste novo ano, fica difícil arriscar qualquer previsão para nossa indústria ou para a economia em geral. De certo sabemos que os números Brasil ficaram muito aquém das expectativas e a indústria de rótulos e etiquetas autoadesivas não reagiu de forma diferente. Seguimos um pouco o ritmo da indústria gráfica em geral e, por exemplo, somente no primeiro semestre de 2015, amargamos quedas superiores a 5%. A segunda metade do ano foi ainda mais desanimadora.

Embora não tenhamos ainda os dados consolidados, eu arriscaria dizer que nossa setor amargou queda durante todo o ano de 2015. Se existem perspectivas para 2016? Vamos dizer que o que existe é a vontade implacável de nossos empresários de, pelo menos, recuperar as perdas do ano passado e empatar os resultados ao final deste. Mas ainda “há muita água para rolar”. Ao escrever este texto, por conta do fechamento editorial desta edição, ainda não tinha sido definida uma questão política fundamental e com impacto direto nos resultados da atividade industrial: o impeachment da Presidente Dilma. Este fato pode mudar muita coisa até porque é importante ressaltar que mais do que uma crise econômica, o Brasil viveu em 2015 uma profunda – e inigualável – crise política.

Uma crise que afetou em cheio os hábitos de consumo, especialmente para as pequenas e médias empresas que são a maioria em nosso setor. Vimos que toda a cadeia produtiva acabou afetada pela recessão técnica confirmada no final do ano. Mas lembrando o otimismo genuinamente Brasileiro, há sempre uma “luz no final do túnel”. Em momentos de crise acirrada como a atual, acabamos tendo oportunidades – e mais tempo – para botar a casa em ordem. Rever custos, repensar processos, redesenhar as relações com fornecedores e clientes são apenas algumas delas.

O fato é que precisamos chegar ao final da crise com uma estrutura fortalecida que garanta a sustentabilidade e resultados melhores do que os de antes da crise. Assim, se é possível dar um conselho para 2016, ele seria: este é o momento de tratar as empresas e os negócios por dentro, seja buscando o auxílio de especialistas, identificando oportunidades ou simplesmente profissionalizando o que já existe.

O importante é ter um olhar diferente até porque o mercado e o nosso próprio negócio sairão diferentes depois deste período. Este é o momento para estabelecer uma metodologia de trabalho e uma estrutura interna que alavanquem os produtos e as marcas, criando um diferencial forte e real para o mercado. Com ou sem impeachment, as empresas precisam acordar para uma realidade que foi desenhada a duras penas, mas que agora será a linha mestra para as novas tomadas de decisão. Um 2016 inspirador para todos!

 

Retirado do site da ABIEA revista AUTO ADESIVO.